A Agência


A Agência de Comunicação Institucional é um laboratório independente do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida com o objetivo fortalecer a identidade e a imagem do curso diante dos públicos interno e externo.

Por meio de ações e projetos, a AgeCom busca a integração, a capacitação, aperfeiçoamento e preparação, principalmente, dos estudantes de Jornalismo. Dessa forma, promove não somente as atividades do curso como também cria um ambiente propício para a prática profissional.

A AgeCom integra e completa os laboratórios independentes do curso, que conta ainda com a AgênciaUVA, agência de notícias; o NFoto, Núcleo UVA de Fotografia; a Rádio UVA, voltada para o audiojornalismo; e a TV UVA, com as produções audiovisuais.

Desenvolvimento da AgeCom

Criado em 2017 pela professora Ediana Avelar à convite do, então coordenador de Jornalismo, Luís Carlos Bittencourt (Bitt), o projeto que deu origem à AgeCom iniciou os trabalhos com a criação do UVA em Foco sob o nome Laboratório de Comunicação Interna (LabComIn). De lá para cá, não somente virou Agência Institucional de Comunicação Institucional como ampliou as atividades.

Duas das marca utilizadas no primeiro projeto da AgeCom, o UVA em Foco

Por dois anos, Ediana ficou a frente da comunicação institucional do curso de Jornalismo. Além do UVA em Foco, que buscava desenvolver uma agenda positiva junto aos estudantes da instituição; ela também lançou o Jota UVA, um canal de informações entre a coordenação e os estudantes.

As atividades do projeto ganharam novos rumos a partir da coordenação da professora Cecília Seabra, que a assumiu a coordenação em 2019. Sob a orientação dela, houve uma ampliação na atuação: de comunicação interna para comunicação institucional. A partir de então, se formou a Agência de Comunicação Institucional do curso de Jornalismo da UVA, a AgeCom.

“Foi neste período que apoiamos a criação do MediaLab e conquistamos o espaço físico que temos hoje para o projeto. Também, quando começamos a estruturar a governança da AgeCom, com processos, reuniões de pauta, papeis e responsabilidades para rotação entre os estagiários e uma experiência mais ampla e também parceria com a comunicação institucional da UVA para planejamento conjunto”, explica Cecília.

Antiga marca da AgeCom, alterada em agosto de 2020

No fim de 2019, a professora Vania Fortuna chega a AgeCom. Mas em março de 2020, o mundo é atingido pela pandemia do Coronavírus e as aulas presenciais migraram para o online, assim como laboratórios. Assim, a AgeCom passou a desenvolver as atividades remotamente.

Durante o período teve início Jota UVA Talk News, com a produção de lives – pelo Instagram e pelo Microsoft Teams – com uma série de entrevistas com profissionais da área. O Jota UVA News também é a lançado neste período, com o objetivo de aumentar os canais de comunicação da coordenação.

Já em março de 2021, a AgeCom passa novamente por transformações. Sob a orientação da professora Érica Ribeiro junto à professora Ana Cristina Rosado, coordenadora do curso de Jornalismo, a agência dá continuidade aos projetos existentes e também começa a exercer atividades de assessoria de imprensa, produção de eventos do curso e apoio aos professores e aos outros projetos do curso quando necessário.

O lançamento do site da AgeCom foi um dos projetos colocados em prática durante o ano de 2021, além da renovação da marca do projeto e de produtos correlatos ao Jota UVA.

| Conheça a equipe da AgeCom |


Agência de Comunicação Institucional – AgeCom
Rua Ibituruna 108, Vila Universitária, Casa da Comunicação
E-mail: agecom@uva.br

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora