A Agência de Comunicação Institucional é um laboratório independente do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida com o objetivo fortalecer a identidade e a imagem do curso diante dos públicos interno e externo.
Por meio de ações e projetos, a AgeCom busca a integração, a capacitação, aperfeiçoamento e preparação, principalmente, dos estudantes de Jornalismo. Dessa forma, promove não somente as atividades do curso como também cria um ambiente propício para a prática profissional.
A AgeCom integra e completa os laboratórios independentes do curso, que conta ainda com a AgênciaUVA, agência de notícias; o NFoto, Núcleo UVA de Fotografia; a Rádio UVA, voltada para o audiojornalismo; e a TV UVA, com as produções audiovisuais.
Desenvolvimento da AgeCom
Criado em 2017 pela professora Ediana Avelar à convite do, então coordenador de Jornalismo, Luís Carlos Bittencourt (Bitt), o projeto que deu origem à AgeCom iniciou os trabalhos com a criação do UVA em Foco sob o nome Laboratório de Comunicação Interna (LabComIn). De lá para cá, não somente virou Agência Institucional de Comunicação Institucional como ampliou as atividades.
Por dois anos, Ediana ficou a frente da comunicação institucional do curso de Jornalismo. Além do UVA em Foco, que buscava desenvolver uma agenda positiva junto aos estudantes da instituição; ela também lançou o Jota UVA, um canal de informações entre a coordenação e os estudantes.
As atividades do projeto ganharam novos rumos a partir da coordenação da professora Cecília Seabra, que a assumiu a coordenação em 2019. Sob a orientação dela, houve uma ampliação na atuação: de comunicação interna para comunicação institucional. A partir de então, se formou a Agência de Comunicação Institucional do curso de Jornalismo da UVA, a AgeCom.
“Foi neste período que apoiamos a criação do MediaLab e conquistamos o espaço físico que temos hoje para o projeto. Também, quando começamos a estruturar a governança da AgeCom, com processos, reuniões de pauta, papeis e responsabilidades para rotação entre os estagiários e uma experiência mais ampla e também parceria com a comunicação institucional da UVA para planejamento conjunto”, explica Cecília.
No fim de 2019, a professora Vania Fortuna chega a AgeCom. Mas em março de 2020, o mundo é atingido pela pandemia do Coronavírus e as aulas presenciais migraram para o online, assim como laboratórios. Assim, a AgeCom passou a desenvolver as atividades remotamente.
Durante o período teve início Jota UVA Talk News, com a produção de lives – pelo Instagram e pelo Microsoft Teams – com uma série de entrevistas com profissionais da área. O Jota UVA News também é a lançado neste período, com o objetivo de aumentar os canais de comunicação da coordenação.
Já em março de 2021, a AgeCom passa novamente por transformações. Sob a orientação da professora Érica Ribeiro junto à professora Ana Cristina Rosado, coordenadora do curso de Jornalismo, a agência dá continuidade aos projetos existentes e também começa a exercer atividades de assessoria de imprensa, produção de eventos do curso e apoio aos professores e aos outros projetos do curso quando necessário.
O lançamento do site da AgeCom foi um dos projetos colocados em prática durante o ano de 2021, além da renovação da marca do projeto e de produtos correlatos ao Jota UVA.
| Conheça a equipe da AgeCom |
Agência de Comunicação Institucional – AgeCom
Rua Ibituruna 108, Vila Universitária, Casa da Comunicação
E-mail: agecom@uva.br